Proteção solar extra: a igus desenvolve materiais que triplicam a resistência aos raios UV solares11-11-2021

Os dois novos tribopolímeros isentos de lubrificação prolongam a duração de vida dos casquilhos em seguidores solares monoaxiais

O solarmid e o iglidur P UV são os nomes dos dois novos materiais que a igus desenvolveu especificamente para chumaceiras em seguidores solares de um eixo. A duração de vida do novo polímero foi bem comprovada nas aplicações de seguidores 2P (dois em um), que submetem os casquilhos à luz solar direta durante várias horas. Os materiais foram convincentes nos testes sob condições reais, oferecendo até três vezes mais resistência aos raios UV.

O mesmo acontece em muitas centrais solares de todo o mundo: cada vez mais operadores confiam em módulos solares bifaciais que podem captar a luz incidente não só na parte da frente, mas também na parte de trás do painel. Para suportar estes módulos com segurança em tubos quadrados, a igus oferece uma solução fiável com as suas chumaceiras igubal, que provaram a sua eficácia em milhares de aplicações durante mais de seis anos. Até agora, os casquilhos têm sido utilizados de forma normal, instalados atrás do módulo, e por isso apenas expostos à luz solar de forma intermitente. Para aumentar ainda mais a utilização de parques solares, os operadores confiam cada vez mais em dois módulos bifaciais dispostos um sobre o outro, também conhecida como configuração 2P (dois em um). É deixado um espaço entre os dois, e é aí que se encontra a chumaceira, agora sujeita a uma maior radiação UV. A igus desenvolveu agora dois tribopolímeros, o solarmid e o iglidur P UV, especificamente para esta aplicação (para utilização no alojamento e na calota esférica). Os materiais não requerem lubrificação nem manutenção, e são resistentes à sujidade e ao pó, pelo que são ideais para utilização na indústria solar. Têm também uma proteção UV extra.

Três vezes maior duração de vida nos testes UV
Um teste segundo a ASTM-G154, um standard para plásticos, revelou que após 2.000 horas de radiação UV extrema, as propriedades de flexão dos novos materiais mudaram apenas 5%. Comparativamente, o valor para materiais anteriormente utilizados na indústria solar era de 14%. "O teste mostra que desenvolvemos com sucesso novos materiais para a indústria solar que tornarão os seguidores solares ainda mais duráveis e fiáveis", diz Richard Won, Gestor da Indústria das Energias Renováveis da igus GmbH. "Os novos materiais, solarmid e iglidur P UV, permitir-nos-ão oferecer soluções de casquilhos particularmente para projetos de pequena e grande escala. São muito resistentes aos raios UV, pelo que será possível reduzir exponencialmente o trabalho de manutenção".